Hoje em dia, praticamente todos os produtos possuem uma linha superior de produção, onde estão as melhores formas de produzi-los, apresentando ao público um produto com qualidade superior.

Esses produtos são encontrados com destaque nos mercados e, apesar de serem mais caros em relação aos outros produtos, o simples fato de experimentá-los já mostra toda a diferença e o motivo pelo qual se foi gasto um valor superior em comparação com o produto de uma linha mais abaixo.

E esse processo também ocorre com o café. Embora seja encontrado em diferentes marcas, com meios de produção diferente, o café apresenta a sua melhor forma com o nome de Premium ou Gourmet.

E ele pode ser encontrado nos mercados em destaque, mas não se assuste, o valor dele é acima do valor que você está acostumado a encontrar nos mercados. Por ser considerada uma bebida de primeira linha, o seu valor acompanha toda a expectativa criada nele.


O que é Café Premium?

O Café Premium, também conhecido como Café Gourmet, é uma bebida com os grãos de café considerados de uma linha de qualidade superior. É apreciada e qualificada por profissionais treinados, conhecidos como baristas, que são as pessoas que provam essa bebida.

É um café de alta qualidade e exclusivo. Possui um sabor mais acentuado, um aroma envolvente e intenso, com um gosto equilibrado e fino. São levemente doces e deixam na boca um gosto bom e prolongado. São produzidos com grãos 100% arábica. Como disse antes, o seu valor de mercado é mais alto e as suas embalagens são mais sofisticadas, a vácuo e com válvulas aromáticas ou atmosfera protetora.


Características principais do Café Premium

grãos de café

O café, para que ele possa ser considerado Café Premium, é preciso que ele respeite quatro critérios de classificação dos grãos:

1 – Deve ter todos os seus grãos na forma arábica;

2 – Na sua classificação por tipo, deve ser 2 ou 3, isso significa que ela pode ter 4 a 12 defeitos, numa amostra de 300 gramas de grãos. Geralmente, o café comum chega a ter mais de 350 defeitos;

3 – Na classificação da bebida, deve constar o termo “bebida apenas mole” para melhor;

4 – Já para a nota global, a classificação deve ter nota acima de 8,2, entre 0 e 10.

Com isso, por se tratar de grão de café premium, um café com qualidade superior aos demais, somente são utilizados os grãos de café arábica que obedecerem os critérios acima relacionados.


Tipos de Café Premium

Dependendo das marcas, o café gourmet pode apresentar diferentes formas, nomes e intensidades. Geralmente, se apresentam de três formas diferentes: Intense, Bourbon e Cereja.

O Intense é uma bebida mais encorpada, que possui um sabor marcante, tons de chocolate e deixa um gosto saboroso e prolongado na boca.

cafeteira, café espresso


Já o Bourbon, é oriundo de uma variedade Bourbon amarelo da espécie arábica. Possui um sabor cítrico, com notas florais, deixando um gosto de caramelo na boca.

grão de café, bourbon amarelo


Já o Cereja, são aqueles que, quando espremidos, estouram e os maduros são separados dos grãos e frutos, daí a origem do Cereja. Possui um sabor leve, suave, com doçura e sabor de mel.

grão de café

Compartilhe esse artigo: