Cafeteiras Italianas

Melhores Cafeteiras Italianas

Você sabe hoje quais são as melhores cafeteiras italianas nos dias atuais? Sendo muito conhecida pelos seus benefícios, hoje a cafeteira italiana, ou chamada popularmente por moka, é excelente para você que busca qualidade.

Isso porque, elas trazem um visual premium e ao mesmo tempo oferecem muitos recursos que tornam o seu café saboroso, se tornando um grande custo-benefício.

Por fim, para você ficar por dentro, veja as melhores Cafeteiras Italianas na busca de garantir a melhor compra.

O que será analisado?

Nessa análise, nós buscamos trazer as melhores cafeteiras Italianas disponíveis hoje no mercado, tomando com base principalmente as avaliações dos usuários, além de aspectos importantes como usabilidade e funcionalidade.

Falaremos sobre os principais prós e contras dos modelos disponíveis no mercado, para que você consiga optar por aquela que melhor se encaixe na sua necessidade.

Top 5 Melhores Cafeteiras Italianas – Somente as mais populares do mercado

1. Cafeteira Bialetti Nuova Moka Express 6 Xícaras

Prós
  • A marca mais tradicional das cafeteiras italianas
  • Visual vintage
  • Material de altíssima qualidade
  • Produto durável
Contras
  • A cafeteira não é elétrica
  • Precisa consumir o café assim que feito

Como primeira opção dessa lista nós trazemos a cafeteira nuova moka express da marca mais tradicional do seguimento: Bialetti, hoje uma das mais vendidas no mercado brasileiro.

Possuindo um visual mais convencional, mas com materiais de muita qualidade, esse modelo de cafeteira chama muita atenção, principalmente por oferecer um bom acabamento e ao mesmo tempo ser construída toda em um alumínio de altíssima qualidade.

Dessa forma, podemos citar como um dos seus primeiros pontos positivos a sua durabilidade, onde usuários afirmam que ao ter os cuidados corretos, a cafeteria mostra um tempo de duração bem alto.

Vale citar também que por ser um alumínio fundido polido, o sabor do café não será interferido pelo material, ficando um sabor autêntico.

Além disso, e por possuir um estilo puxado mais para o modelo convencional, o seu manuseio no dia a dia é bastante simples.

Lembrando que esse modelo não é elétrico, ou seja, é necessário realizar o processo no fogão a gás de forma convencional.

Uma desvantagem citada pelos usuários do modelo se dá pelo fato do tempo de conversão, onde o café se mantém quente apenas durante o uso.

Ou seja, se você quiser consumir durante o dia, por exemplo, não se torna uma opção recomendada, não possuindo características térmicas.

É importante também ficar atento a quantidade de café que se consegue fazer no modelo, onde esse em específico, faz até 6 xícaras tamanho convencional. Hoje você encontra o modelo para até 18 xícaras.

2. Cafeteira Bialetti Nuova Moka Express 3 Xícaras

Prós
  • Marca Referência
  • Qualidade indiscutível
  • Sem desperdício de café
Contras
  • Precisa consumir a bebida na hora

Para você que deseja fazer um consumo individual, ou até mesmo deseja fazer apenas para mais uma outra pessoa, a cafeteira Nuova Moka Express de 3 Xícaras.

Esse modelo possui as mesmas características do modelo que citamos acima, sendo nesse caso um pouco menor, possuindo capacidade máxima para 130ml ou 3 xícaras convencionais.

Dentre as suas vantagens podemos citar as mesmas do modelo acima, sendo construída em um resistente e esteticamente muito bonito alumínio fundido polido.

Por ser feita no material, o sabor do café também será de altíssima qualidade, claro, desde que se use um pó de café saboroso.

Em relação às suas desvantagens, o tempo de conservação também é bem baixo, onde o café se mantém quente apenas para o uso na hora.

Ou seja, mais uma vez, caso você precise manter o café quente por mais tempo, essa cafeteria não será adequada.

Por fim, o seu preço também não é um dos melhores custos, pois o modelo de 6 xicaras, um pouco maior que ela, possui um preço bem próximo.

3. Cafeteira Primula café expresso de 12 xícaras

Prós
  • Preço baixo
  • Alta qualidade construtiva
  • Ótimo custo-benefício
Contras
  • Precisa consumir o café imediatamente

Se encaixando muito bem dentre as melhores Cafeteiras Italianas, o modelo Prímula cafeteira para fogão e café expresso 12 xícaras possui um dos melhores custos-benefícios.

Primeiramente, o seu preço chama bastante atenção, sendo bem menor do que a maioria dos concorrentes de mercado disponíveis na atualidade.

Além disso, ela é toda construída em um material premium, toda feita em um alumínio fundido forte, sendo bastante duradouro e inovador, conforme maioria dos usuários.

Ela também possui uma tecnologia na tampa chamada flip-top, que oferece uma válvula de segurança que controla a pressão da água, ajudando na preparação do café.

Assim, tanto você evita vazamentos, como também o sabor do café é mais conservado, devido ter uma preparação melhor.

Não menos importante, esse modelo tem uma facilidade de limpeza bastante alta, não necessitando de produtos agressivos.

No entanto, infelizmente nem tudo são flores, e assim como boa parte dos concorrentes, há muitos relatos do tempo de conversão da temperatura do café ser muito baixo.

Ou seja, ao preparar o café, você precisa consumir de forma instantânea, pois a temperatura não é conservada como ocorre em uma garrafa térmica.

Por fim, vale citar que as 12 xícaras citadas são os modelos pequenos, onde muitos usuários afirmam que o modelo suporta apenas 6 xícaras médias.

4. Cafeteira Italiana Mimo Style Expresso 6 Xícaras

Prós
  • Design agradável
  • Boa durabilidade
  • Faz o café em 5 minutos
Contras
  • Não conserva a temperatura

Outro produto de bastante qualidade e que se encaixa muito bem dentre as melhores cafeteiras italianas, é o modelo Mimo Style Italiana Expresso Cafeteira de Alumínio com alça.

Possuindo uma capacidade de até 300ml, você consegue fazer até 6 xícaras de café de 50ml, sendo uma excelente opção para consumo imediato.

Essa cafeteira é toda produzida em alumínio fundido durável o que traz um visual muito bonito, e ao mesmo tempo uma boa durabilidade, desde que seja realizado os cuidados indicados.

Além disso, e na busca de oferecer um café ainda mais saboroso, essa cafeteria vem acompanhada de uma válvula de pressão, garantindo que ocorra uma melhor extração do café e que ele fique mais saboroso.

De acordo com informações da própria fabricante, em apenas 5 minutos o café já está totalmente pronto para o consumo.

Inclusive, e uma das suas desvantagens, o modelo não oferece um tempo de conservação de temperatura, sendo indicada para consumo na hora.

E, mesmo que seja um alumínio de muita qualidade, alguns usuários afirmaram que o gosto do café sofreu algumas alterações devido ao material.

5. Cafeteira Brinox Verona 6 Xícaras

Prós
  • Excelente custo-benefício
  • Baixo custo
  • Alumínio de alta qualidade
  • Fácil de limpar
Contras
  • Poderia ter mais opções de tamanho
  • Precisa consumir o café imediatamente

Por fim, mas não menos importante, não poderíamos deixar de citar a cafeteira alumínio da marca Verona Brinox, hoje um dos melhores custos-benefícios.

Dessa forma, por menos de R$ 100,00, você tem a possibilidade de comprar esse modelo, que suporta até 300ml, nesse caso fazendo até 6 xícaras de café com 50ml.

Assim, como os outros modelos de melhores cafeteiras italianas, essa também é feita em alumínio de excelente qualidade, e um visual bem interessante.

Além disso, esse modelo é totalmente desmontável, o que permite no momento da limpeza uma maior facilidade, ajudando na conservação das peças.

Lembrando que essa também vem com um regulador de pressão, o que ajuda a fazer um café mais saboroso e autêntico.

Dentre suas desvantagens, muitos usuários reclamam pela falta de outros modelos com tamanhos maiores, relatando essa ser muito pequena.

E, seguindo os seus concorrentes, esse modelo também é para consumo no momento, não conservando a bebida.

Portanto, lembre-se que esse modelo não substitui uma garrafa térmica convencional.

Perguntas frequentes

O que é e como funciona a cafeteira italiana?

A cafeteira italiana, chamada de cafeteira moka, é um modelo do tipo convencional e mais antigas do mundo, existindo desde 1933, e sendo uma das maiores procuradas devido ao seu processo que garante um café puro e saboroso.

Ela funciona através da passagem da água fervente pressurizada, onde o café é preparado através da pressão do vapor de água que é expelida para cima, e junto ao pó do café, faz a bebida.

Por fim, a cafeteira italiana hoje é um dos modelos mais simples e procurados, principalmente por quem gosta do café tradicional.

Qual é a cafeteira italiana original?

A cafeteria italiana original é a conhecida popularmente como cafeteira moka, onde a bebida é preparada através da água fervente pressurizada.

Dentre as melhores cafeteiras italianas, podemos citar diversas marcas que fazem sucesso no mercado, dentre elas os modelos Bialetti, consideradas uma das mais caras atualmente vendidas.

Qual é a vantagem de ter uma Cafeteira italiana (moka)?

Uma das grandes vantagens de ter uma cafeteria italiana (moka) nos dias de hoje é a praticidade na preparação do café. Isso porque, a cafeteria tem um funcionamento muito simples, onde basta você colocar a água e o pó do café, esperar alguns minutos e a bebida estará pronta.

Geralmente, o tempo médio de preparação do café nas melhores cafeteiras italianas varia entre 5 a 10 minutos, e o café sai bastante saboroso.

Todo o processo ocorre por pressurização, ou seja, garantindo um café mais puro e saboroso nas preparações.

Dá pra fazer café expresso na cafeteira italiana?

Sim. Um dos focos principais hoje da cafeteira italiana é a produção do café expresso, sendo muito saboroso e inclusive, bem mais econômico.

Qual é o nome da cafeteira italiana?

A cafeteira italiana é conhecida popularmente e em alguns locais do mundo por Moka, recebendo esse nome como uma homenagem à cidade Moca no Iêmen, muito famosa e conhecida pelos seus cafés puros e saborosos.

Cafeteira bialetti, cafeteira italiana e cafeteira moka são a mesma coisa?

Sim. Cafeteira Bialetti, cafeteira italiana e cafeteira moka todos são nomes comuns dados à cafeteira italiana, sendo o nome “Bialetti” em homenagem ao seu criador.

Qual é o tipo de moagem de café para cafeteira italiana?

Ao comprar o seu café, você pode se deparar com diversos tipos de moagem para café, podendo ser grossa, média, fina ou pulverizada. Para a cafeteira italiana ou Moka, o mais indicado é a moagem grossa.

Nesse sentido, ao usar esse tipo de moagem na preparação, você vai garantir que o vapor de água consiga fazer uma melhor extração do líquido.

Assim, é possível ter uma bebida muito mais encorpada e saborosa.

Pode usar pó de café normal na cafeteira italiana?

Sim. No entanto, é importante ter cuidado para evitar pó de moagem muito fina, pois pode passar no filtro, e assim prejudicar a produção.

Dessa forma, você deve procurar sempre usar café que tenha uma moagem grossa, o que possibilita a melhor extração do líquido.

Como fazer um café perfeito na cafeteira italiana?

Para um café perfeito na cafeteira italiana ou moka, é essencial usar um pó com moagem mais grossa, e de preferência de alta qualidade e pureza.

Além disso, você deve procurar respeitar o prazo de preparo estipulado pela fabricante, para garantir que o processo seja bem realizado.

Quais cuidados de uso e de limpeza preciso ter com uma cafeteira italiana?

No processo de limpeza, não é indicado o uso de buchas ou esponjas, sendo indicado o uso de um pano macio, para evitar riscos na superfície. Além disso, não é necessário usar detergente, onde apenas o pano macio e água corrente é suficiente.

Vale lembrar também que mesmo usando as melhores cafeterias italianas, é necessário evitar a limpeza do material ainda quente.

Lembrando sempre de guardar após a lavagem, evitando inclusive manter o café dentro do recipiente por vários dias seguidos.

Qual é a diferença entre a cafeteira italiana e a francesa?

A principal diferença que você vai encontrar entre a cafeteira italiana e a francesa, está no modo de preparo do café. No modelo italiano (Moka), você coloca a água fria no fogão e à medida com que ela esquenta, é realizada a pressão dentro do recipiente.

Nesse sentido, já no modelo francês, você adiciona a água quente com a cafeteira fora do fogo, ou seja, são processos feitos de forma separada.

Em ambos os modelos o café pode sair muito saboroso, usando um princípio parecido, que é a produção através da pressurização.

No entanto, na cafeteira italiana o processo é mais simplificado.

Cafeteira italiana de alumínio ou de aço inox? Qual é a melhor?

A cafeteira italiana de alumínio ou de aço inox são muito boas para uso diário. No entanto, o modelo em inox ainda sai na frente, possuindo maior durabilidade e qualidade no material.

Conclusão

Com base em todos os modelos de melhores cafeterias italianas que citamos acima, a cafeteira alumínio 6 xícaras 300ml Verona Brinox se torna um dos melhores custos-benefícios da atualidade, levando em consideração preço, avaliações, construção e benefícios.

No entanto, vale citar que se você está disposto a investir um pouco mais, os modelos da marca Bialetti são bem interessantes e vale muito o investimento.

Por fim, qual desses modelos mais te chamou a atenção?

Gustavo Santos

Sou barista e redator profissional. Já escrevi para diversos portais famosos no Brasil. Amo café, e escrevo sobre o que amo!
Botão Voltar ao topo