Cafeteiras Italianas

Cafeteira Italiana Moka Express: Cronologia

A cafeteria Italiana Moka Express hoje é um dos modelos mais clássicos e procurados por quem busca um equipamento de qualidade e que garanta um sabor incrível à bebida. No entanto, você sabe ao certo a história e origem da cafeteira italiana Moka Express?

Acredite, até chegar ao Guinness Book (Livro dos recordes) como a cafeteira mais popular do mundo, o modelo tem uma longa e intuitiva história, que com certeza foi quem fez ela se tornar tudo isso que conhecemos hoje.

Para você que também é fã da cafeteria italiana Moka, veja um pouco da história e origem dela, até chegar ao que conhecemos hoje.

O início das maquinas de café express a vapor

A máquina de café a vapor surgiu inicialmente como uma forma de querer mudar a maneira com que os italianos bebem café.

Isso porque, inicialmente, os italianos e boa parte dos países europeus, bebiam café da mesma maneira que os turcos, copiando diretamente o estilo deles.

No entanto, na busca de criar um gadget que fosse diretamente dos italianos, Angelo Moriondo criou um dispositivo de café instantâneo, que basicamente era uma máquina a vapor, que fermentavam grandes quantidades de café, e um tempo bem menor do que o modelo russo.

Crédito das imagens: Wikimedia

Porém, mesmo que chamando muita atenção e trazendo algo revolucionário, Angelo não colocou o projeto para frente e o modelo nem chegou a ser produzido.

Em 1901, cerca de 16 anos depois da máquina criada por Moriondo, Luigi Bezzera trouxe um conceito melhorado do modelo de Angelo.

Luigi trouxe uma máquina a vapor ainda mais eficaz, onde o foco era proporcionar um café express a vapor muito saboroso.

O projeto foi muito bem vindo na Feira Internacional de Milão em 1906, se espalhando por boa parte da Europa, principalmente em pubs.

A máquina de café criada com Luigi se tornou um grande elemento de socialização, onde as pessoas se reuniam em cafeterias públicas para socializar, crescendo principalmente entre o público jovem.

Por fim, a máquina express de Luigi foi um destaque até chegar ao modelo de Bialetti, fundador da cafeteira italiana Moka Express.

Bialetti e a Cafeteira Italiana Moka Express

Alfonso Bialetti era um italiano nascido em 1888 na cidade de Montebuglio, um município com um pequeno povoado na região de Casale Corte Cerro.

Bialetti ainda muito jovem migrou para a região da França, e lá começou a trabalhar na fundição de metais, conseguindo muita experiência principalmente com alumínio.

Em 1918, depois de adquirir muita experiência, Bialetti retornou à Itália, e montou sua empresa especializada em produtos semiacabados de alumínio, chamada Alfonso Bialetti & C. – Fonderia em Conchiglia.

A empresa de Bialetti se tornou um grande destaque, começando principalmente no período da ditadura do ditador fascista Benito Mussolini, a empregar a fabricação de diversos objetos de alumínio na empresa.

Inclusive, na época o alumínio veio a se tornar o metal nacional da Itália, sendo o principal empregado nos objetos.

Na busca de readaptar um modelo já existente, que era um dispositivo de preparação de café chamada napolitana, que era uma câmara de água com um disco de café no meio, que ao aquecer a água, fazia com que o café ao entrar em contato com o vapor, formasse a bebida já coada, Bialetti começou a pensar em novas ideias.

Dessa forma, ele tentou adaptar esse dispositivo já existente em uma máquina de café, focado em fazer um expresso de café que fosse rápido, eficiente e utilizasse a tecnologia.

Passando alguns anos estudando e testando modelos, em 1933 Bialetti montou uma máquina de café express, batizada como Bialetti Moka Express.

Por fim, mal sabia ele que esse se tornaria um dos modelos mais usados não somente na Itália, mas em todo o mundo.

Propaganda antiga da marca:

O início da Moka express no mercado

Após o lançamento oficial em 1933, devido a Itália estar ainda passando por um período conturbado, principalmente na economia e política, o modelo começou aos poucos a ser vendido nos mercados italianos.

De 1933 até o pós-guerra, o modelo chegou a ter mais de 70 mil peças produzidas ao ano, se tornando um destaque na Itália.

O modelo vendido no mercado italiano era estilo a conhecida atualmente, onde a Moka Express funcionava da seguinte forma:

Primeiramente, se colocava água até a válvula de segurança indicada, colocando em seguida o pó de café moído em uma câmera acima.

A água não entrava em contato com o pó do café até ser aquecida, onde o foco era que somente o vapor preparasse a bebida.

A parte superior da cafeteira era parafusada e em seguida colocava o modelo no fogo. O vapor de água era responsável por deixar a bebida pronta, coada e ao mesmo muito saborosa.

Assim como hoje, você sabia que o café está pronto devido a um pequeno ruído e o cheiro forte de café.

Por fim, a cafeteira italiana Moka Express se tornou um dos principais modelos de cafeteria procurado na Europa, se tornando um verdadeiro destaque.

Renato Bialetti e a ascensão da cafeteira Italiana Moka Express

Crédito das imagens: Iodonna

Primeiramente, você precisa saber que devido a segunda guerra mundial, a produção da cafeteira precisou parar.

Devido ao estado de saúde de Bialetti, o seu filho Renato Bialetti resolveu assumir os negócios da família em 1946, focando a empresa apenas na produção da Bialetti Moka Express.

Sim, todos os produtos que eram fabricados pela empresa de alumínio, como potes, frigideiras e outros, teve sua produção interrompida, para focar 100% na cafeteira.

Dessa forma, o modelo voltou a ser fabricado e vendido no mercado, onde em 1955 a Moka Express chegou a se tornar 65% das vendas de cafeterias em todo o mundo.

Para você ter uma ideia, segundo estudo que foi realizado, a Cafeteira Italiana Moka Express poderia ser encontrada em pelo menos 90% das casas italianas.

Além disso, não demorou muito a ser um ícone em grandes locais populacionais como Nova York, Chicago, Filadélfia, Buenos Aires, São Paulo, Austrália e Cuba.

Devido ao seu grande destaque, o modelo chegou a entrar no livro dos recordes mundiais.

Por fim, vale lembrar que desde antigamente, o design do modelo se manteve, mesmo com a morte de Renato em 2016.

Considerações finais

Por fim, você tinha noção sobre esse processo de história e origem da Cafeteira Italiana Moka Express?

Sendo um destaque aqui no Brasil e em todo o mundo, muita coisa aconteceu até chegar ao que conhecemos hoje.

Gustavo Santos

Sou barista e redator profissional. Já escrevi para diversos portais famosos no Brasil. Amo café, e escrevo sobre o que amo!
Botão Voltar ao topo