Café Espresso
A história do café expresso, com “x” se dá da seguinte forma: o termo expresso está relacionado à forma como que o café é preparado, passando pela água quente, sob alta pressão sobre o café moído.
O café expresso, feito da forma tradicional, na máquina, recebe uma pressão, e é daí que vem o nome dele. Expresso, nesse caso, não significa que ele é preparado de forma rápida, mas sim, que ele quer dizer que o café teve que ser exprimido ou espremido. É por isso que na sua escrita, o termo mais correto seria café espresso, com s, até mesmo para fazer uma ponte e manter o termo original, em italiano.
Sim, a palavra ‘espresso’ é de origem italiana e tem sua tradução para o português como ‘expresso’.
O café espresso possui uma consistência maior do que o café coado, uma quantidade maior de grãos dissolvidos por volume e tem a sua medida oferecida em doses. Recebe um processo químico, onde se torna volátil e, quando ele tem uma perda ou baixa de temperatura, muitos dos seus componentes químicos são perdidos.
A tradução de um café espresso perfeito possui três formas: coração, corpo e espuma, tendo na espuma, a sua principal característica. Possuindo cor de caramelo-escuro, fica sobre a superfície do café, composta de óleos vegetais, proteínas e açúcares.
Quando são extraídos sob forte pressão, todos os sabores e as substâncias, quando servidas numa xícara, estão concentrados. Algumas pessoas preferem tomar o café e uma dose, menor que uma xícara, onde estes elementos ficam mais diluídos.
Graças à sua concentração de componentes, o café espresso é bastante utilizado como base de outras bebidas que utilizam café, como o cappuccino e o caffellatte.
Quando foi criado o café espresso?
O café espresso foi criado e desenvolvido na Itália, no início do século XX. Até a década de 40, ele era preparado sob a pressão do vapor. O inventor do café espresso foi o italiano Luigi Bezzera, que o lançou em 1901. O complemento do nome “espresso” só foi surgir por volta de 1946, quando começaram a ser vendidas as máquinas que foram inventadas por Achille Gaggia, onde ficou popularizado esse processo de extração de café.
A diferença do café espresso para o café normal é que ele possui uma concentração mais elevada de cafeína, chegando a 100 miligramas por 60 mililitros da bebida.
Leia: Máquinas de Café Torrado
Quais são os tipos de café espresso servidos?
Dependendo do país, existem diversas formas de se servir o café espresso.
Em Portugal, ele pode ser servido das seguintes formas:
- Simples, Bica ou Cimbalino;
- Curto ou à Italiana;
- Longo;
- Duplo ou Abatanado;
- Pingado ou Cortado;
- Com Cheiro ou Cheirinho: adição de cachaça;
- Galão;
- Garoto;
- Meia de Leite.
Na Itália, as formas são:
- Café Espresso: a forma normal;
- Ristretto: com menos volume e água;
- Lungo: mais água do que café;
- Doppio: duas doses de café numa xícara;
- Caffé Macchiato: contendo uma pequena quantidade de espuma de leite vaporizado sobre um espresso;
- Cappuccino: bebida que contém um terço de espresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite vaporizado;
- Latte: café com leite;
- Fiat White: possui um terço de espresso e dois terços de leite vaporizado;
- Café Cortado: com uma pequena quantidade de leite;
- Mocha: chocolate com leite;
- Affogato: servido sobre o sorvete.