Quando tomo café sinto tontura

O café sempre foi e sempre será um grande companheiro, capaz de estar com você em qualquer momento da sua vida. Esse parceiro inseparável sempre se mostrou solícito em atender todas as suas exigências.

Para os dias tristes, ruins, pesados, leves, felizes, passíveis de comemorações, o café sempre foi um dos primeiros nomes que você pensou em chamar para estar contigo. E nunca uma combinação foi tão perfeita quanto uma xícara de café forte e quente, após um dia cansativo e estressante.

Acontece que, para algumas pessoas, nem sempre o café se mostrou tão companheiro assim. Elas não conseguem ingerir uma xícara de café e se sentem mal quando a fazem, infelizmente perdendo toda a essência que uma xícara de café é capaz de oferecer.

Quanto ao mal-estar causado pelo café, algumas pessoas relatam que sentem tontura quando o tomam e passam a optar por outro tipo de bebida. Mas será que o café é capaz de causar algum problema em alguém? E quanto à tontura que ela sente, será que o café tem relação com isso? Todas essas questões serão respondidas abaixo.

Fique por aqui e saiba se o café é capaz ou não de causar tontura em alguém.

Mulher com uma xícara de café

O café pode causar tontura?

De certa forma, existe uma preocupação quanto ao consumo do café. Essa preocupação se faz presente quando é alto, em excesso, esse consumo. Nesse caso, o café poderá trazer problemas para a saúde da pessoa.

Entre os problemas que podem surgir através do consumo em excesso do café, um dos mais atingidos é a labirintite. Essa palavra significa um termo popular que define problemas que são relacionados ao equilíbrio, como tontura, vertigem ou zumbidos.

Labirintite vem de labirinto, que é um órgão que fica localizado próximo aos ouvidos, que fornece ao cérebro as informações sobre o espaço e o equilíbrio do corpo.

Labirintite

Um dos problemas mais comuns da labirintite é causado pelo uso excessivo da cafeína, substância presente no café.

Existem diversos hábitos que podem afetar o labirinto, como alimentos com muito açúcar refinado, deixar de beber água constantemente, beber bastante café ao longo do dia, tudo isso é capaz de agredir o labirinto. E, entre todos esses problemas relatados, o uso excessivo da cafeína é um fator de piora, fazendo agravar esse estado na pessoa.

O ideal é que a pessoa evite tomar mais que três xícaras de café por dia, ou então, trocar pelo café descafeinado.


Qual é a forma correta para tomar café?

Essa é uma questão muito subjetiva, pois a cada pessoa que for perguntada, ela informará que toma café de uma determinada forma. E assim, não se chegará ao certo e ao errado, apenas em formas diferentes de ingerir a bebida.

O que é recomendado é que se evite tomar em excesso do café, e procure ajuda médica caso sinta tontura após o consumo do café. E se você faz a ingestão da bebida em grandes quantidades, é recomendado que você diminua.

A relação existente entre o café e a causa de tontura nas pessoas pode estar relacionada apenas aos casos em que a pessoa sofra de labirintite. Tirando isso, não há relação entre o café e a tontura.

Compartilhe esse artigo: