Quais são as doenças relacionadas ao excesso de café?

Muitas pessoas acreditam que o café é um verdadeiro vilão para a saúde. Mesmo quando muitos não querem acreditar nessa afirmação, é preciso parar e rever a quantidade de cafeína que está sendo ingerida, se esse consumo não está sendo em excesso. Tudo isso para que possa ter a certeza de que você não estará prejudicando a sua saúde.

Acontece que algumas pessoas relatam o quanto o café causou problemas para a sua saúde e, hoje em dia, não fazem mais o seu consumo. E, quando mencionam que algo fez mal, as pessoas têm por hábito simplesmente pararem de fazer uso disso, mesmo que ninguém afirma que exista uma relação entre o produto e o problema causado. E, em muitos casos, o café acaba pagando um pato que não é seu.

O café, por si só, é uma bebida tradicional, que não faz mal à saúde. O único problema que ele pode causar é quando ingerido em excesso. Aí sim, pode ser que o seu organismo fique dependente da substância cafeína, prejudicando a sua saúde, graças ao excesso e café que você passará a consumir. E esse excesso não faz nada bem.

Com isso, o excesso de café pode causar alguns incômodos que trazem prejuízos para a sua saúde. Para conhecer melhor esses malefícios, fique por aqui que eles serão relatados abaixo.

mulher tomando café


Malefícios do café

Uma combinação que traz sérios problemas para a sua saúde é a ingestão em excesso da cafeína com uma falta de alimentos que contenham cálcio. Essa combinação poderá acarretar na deficiência deste mineral no organismo, logo ele, que é responsável pela formação dos ossos e dos dentes, além de possuir funções na coagulação do sangue e na transmissão de impulsos nervosos.

Uma mulher grávida também deve evitar tomar café em excesso, porque isso pode causar problemas que venham prejudicar a formação do feto.

Existem estudos que afirmam que o uso excessivo do café pode causar doenças coronarianas. Mas ainda não há nenhuma confirmação quanto a isso. A ideia principal do café é saber dosá-lo, tomá-lo em doses normais, sem abusar. Uma vez consumido na quantidade correta, o café não faz mal a ninguém. O certo é não tomar mais do que três xícaras de café por dia. E, outro ponto importante: tomar muito cuidado com a quantidade de açúcar que é colocado.

O café é uma bebida que possui uma quantidade mínima de calorias. É por isso que ele não é considerado vilão pelas pessoas que desejam emagrecer. O problema é a quantidade de açúcar que a pessoa coloca na xícara e aí sim, a bebida se transforma em vilã, pois as calorias na xícara irão aumentar e é por isso que é importante optar por um adoçante ou que a pessoa coloque pouquíssima quantidade de açúcar.

O café pode causar dependência na pessoa, justamente por ele ser um estimulante e acaba viciando as pessoas, o que as fazem impossibilitadas de realizar qualquer tipo de tarefa sem que tomem um cafezinho antes.

Quando você beber na quantidade adequada, perceberá que o café até te ajuda em determinadas situações, evitando que você tenha aquele sono após o almoço, e fará com que você inicie o dia com mais disposição.

Compartilhe esse artigo: