Quando tomo café fico com dor de cabeça

Aquele que não gosta de café que levante a mão. A bebida que é a mais consumida do mundo faz parte de grande parte das reuniões, é sempre a primeira opção a ser oferecida a quem chega, e seu gosto é extremamente saboroso e único. Ah, e o seu aroma...

Com tantas características peculiares, o café, para a maioria das pessoas, é o companheiro ideal para um lanche. E, com o café sendo servido em diferentes situações e até mesmo em modos diferentes, muitos não sabem se ele é capaz de oferecer algum risco à saúde. Com isso, este texto tem como objetivo apresentar a vocês se o café traz algum mal à saúde, se ele pode ou tem alguma relação com dor de cabeça.


Café tem alguma relação com dor de cabeça?


Xícara de Café Preto

Não pode ser dada uma resposta com exatidão se o café pode levar a pessoa a sentir dor de cabeça. Uma resposta que pode ser dada quanto a essa questão é o fato de que, quando ingerido em excesso, o café pode sofrer com dores de cabeça.

Acontece que o café contém cafeína, que é um estimulante que atua diretamente no sistema nervoso. Mas isso ainda assim não é capaz de responder o que foi perguntado no enunciado.

Isso porque, apesar de vários estudos afirmarem que eles não têm relação alguma, outros já mostram o consumo de cafeína e as dores de cabeças e as enxaquecas têm relação muito forte.

Independente do que os estudos tentaram informar mas não conseguiram, é senso comum que as pessoas devem diminuir o consumo de café. Se elas o fazem em grandes quantidades, cortar pela metade é uma saída que será extremamente benéfica ao corpo.


Sem comprovar ao certo o efeito do café, ele pode aliviar as dores de cabeça?

Novas pesquisas foram feitas para que essa situação fosse estudada e, para aqueles que querem saber uma resposta, um efeito positivo pode ser causado a seguir. Os estudos sugeriram que uma xícara de café pode aliviar nos sintomas das dores de cabeça.

Mulher Tomando Café Olhando Horizonte

Num estudo realizado com 301 pessoas que têm como costume conviver com dor de cabeça, todas elas tomaram um analgésico mais cafeína. Seis horas depois, cerca de 80% dessas pessoas obtiveram melhoras em relação às suas dores, diferentemente das pessoas que tomaram apenas o analgésico.

Você deve saber que a maioria dos remédios que combatem a dor contém a cafeína, isso porque ela oferece uma melhora na absorção e aumenta o efeito do analgésico.

Algumas pessoas chegam a afirmar que uma xícara de café forte, tomada logo assim que as dores começarem a ser sentidas, podem aliviar a dor de cabeça, ou até mesmo cessá-la.

Existem algumas substâncias que dilatam os vasos sanguíneos, o que pode causar dores de cabeça vasculares. Já as substâncias vasoconstritoras, como a cafeína, podem ajudar a combater os efeitos de dor que a dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça causa.

É comum encontrar nos Estados Unidos a cafeína sendo utilizada para tratar da dor de cabeça. Portanto, é possível sim, que a cafeína amenize a dor de cabeça.

Entretanto, não é recomendado o seu consumo em excesso.

Compartilhe esse artigo: