Quando tomo café fico tremendo

O café é uma bebida que muitas pessoas apreciam. E quando as pessoas apreciam, logo uma sensação prazerosa se instala nela, que fica com uma boa, se sentindo bem. Para muitos, o café é um grande companheiro, que ajuda em diversos benefícios que oferece ao corpo, fato que muitos desconhecem, mas ainda assim, o consomem, somente pelo sabor.

Já em outras pessoas, o café pode causar algumas reações que são diferentes das sensações boas causadas em alguns outros. Isso pode ser explicado de diferentes modos, pois cada organismo reage de uma determinada forma e o que é bom para um, pode não ser para outro.

Além disso, o segredo do café está na sua quantidade, no quanto ele é consumido pela pessoa. Isso interfere diretamente no que a pessoa irá sentir após o seu consumo.

Por isso este texto foi elaborado, para falar sobre os efeitos que o café pode causar ao organismo quando é consumido. E se de, alguma forma, o café tem relação com a tremedeira que a pessoa sente após a ingestão da bebida.


O café pode causar tremedeira?

Os tremores nas pessoas podem ser causados por diferentes fatores, entre eles, o mais comum é o fator hereditário. Outros podem ser as doenças e algumas condições que afetam o sistema endócrino, o neuromuscular ou o sistema nervoso central.

Algumas substâncias também podem causar tremedeiras, como o tabaco e a cafeína, esta porque estimula o sistema nervoso.

O café pode fazer com que a pessoa fique um pouco instável, mais ainda se ele estiver combinado com açúcar.

Acontece que muitas pessoas sentem sensações diferentes e fortes tremedeiras depois de ingerir uma quantidade considerada de café, o que afeta diretamente o sistema nervoso, deixando-o superestimulado. Com isso, é comum, nessas pessoas, observar certas tremedeiras e sensações estranhas.

Cardiograma feito de café, saúde


O que fazer nesse caso?

O recomendado é que a pessoa não ingira uma grande quantidade de café, que ela respeite o limite estabelecido por dia, de 200 miligramas de cafeína. Isso fará com que o seu organismo possa absorver todos os nutrientes presentes no café, não perdendo os seus benefícios. Sendo seguro na maioria dos casos ingerir até 400 miligramas (equivalente a 4 xícaras de café). Doses superiores poderá causar intoxicação, que em alguns casos pode até mesmo ser fatal.

Xícara de café no trabalho

Outra coisa que a pessoa não pode deixar de fazer também é simplesmente parar de tomar café. Se ela é uma pessoa que tem o hábito de consumi-lo diariamente, mas não em grandes quantidades, esse hábito deve ser mantido, diminuindo aos poucos, até que ela consiga eliminar de vez o café do seu hábito.

Mas se ela não quer abandoná-lo, não consegue viver sem o cafezinho, ela poderá continuar tomando-o diariamente, mas desde que não ultrapasse o limite saudável de consumo do café.

Isso porque a cafeína causa dependência química na pessoa e, se ela cortar o café de uma vez, poderá acarretar em problemas maiores de saúde. O ideal é que, se ela tem o pensamento e a vontade de parar de tomar café, ir fazendo aos poucos, diminuindo, diariamente, a quantidade que é ingerida. Aos poucos, o seu organismo vai se habituando e não sofrerá com a eliminação do café do seu cardápio.

Compartilhe esse artigo: