Hoje em dia, existem diversas formas de se preparar um café. Até mesmo os equipamentos que são utilizados para isso se apresentam em uma infinidade sem tamanho.

Mas, ainda que diversos aparelhos sejam utilizados para fazer o café, a forma tradicional segue sendo, até hoje, uma das mais utilizadas. Muitas pessoas dizem que, através dessa forma, elas sentem verdadeiramente o gosto do café, não dando muita bola para a forma mecânica de fazer o café, acostumada, e talvez seja por isso, que prefira a forma manual de fazê-lo.

Acontece que, por mais que diversos processos sejam utilizados para essa finalidade, coar o café e sentir o seu aroma, de forma pura e direta, deixa o café ainda mais gostoso. E, por mais que digam o contrário, para quem toma café coado, feito de forma tradicional, não quer trocar essa forma por nada. E tem razão!

Com isso, este texto quer passar para você a forma perfeita para fazer um café clássico, coado, com todo o seu sabor. Atente-se às informações abaixo e vá já fazer o seu.

coando café

Medida

À prática em fazer café diariamente dá à pessoa a noção exata das medidas do pó e da água. Mas quando não se tem muita prática, a pessoa pode ficar com dúvidas sobre a quantidade de cada item. Para isso, é importante ficar sempre atento às quantidades que serão disponibilizadas para preparar a bebida, evitando que ela fique forte demais, ou que vire um chá.

O ideal é seguir sempre uma proporção de 1 parte do pó para 10 de água. Um exemplo para ficar melhor: a cada 10 gramas de café, utiliza-se 100 mililitros de água.


Temperatura da água

Muitos não dão valor, mas uma das coisas mais importantes quando se está fazendo o café de forma tradicional é a temperatura que a água irá entrar em contato com o pó. Se ela estiver fria demais, não irá coar o café pelo filtro. Agora, se ela estiver muito quente, poderá queimar o pó, estragando a bebida.

O ideal é a temperatura da água estar entre 92 e 96ºC. Para que atinja esse ponto, deixe a água atingir o ponto de ebulição, que é 100ºC e a coloque no coador para escaldar. Com isso, você atingirá a temperatura ideal e ainda fica com a bebida com o seu gosto ideal, não com o de filtro de papel.


Com ou sem açúcar?

Para o café, é recomendado que você só o tempere quando ele estiver na xícara. Isso porque, sem fazer isso, você conseguirá manter o seu sabor, a sua acidez, e as demais características que o grão de café pode te proporcionar.

Quando o pó é muito amargo, você pode até utilizar o açúcar, mas não em grandes quantidades, e sim, em pequenas, diretamente na xícara.


Assista:


E quanto ao pó, existe um jeito certo para conservá-lo?

O ideal é você guardá-lo em um pote que consiga se manter fechado, na geladeira. O tempo de conservação vai de acordo com quanto ele durar, desde que não ultrapasse o período de dois meses.

Já a bebida, quando estiver pronta, não pode ficar mais do que uma hora na garrafa térmica.

Compartilhe esse artigo: