O café é uma bebida que é consumida no mundo inteiro, e tem a sua origem na África, nas terras altas da Etiópia, como Cafa e Enária. E é graças a uma dessas terras que o nome “café” foi dado. Devido a sua origem em Cafa, a bebida recebeu esse nome.

Embora tenha a sua origem na África, a sua multiplicação teve início na Arábia, onde foi cultivado e utilizado para curar diversos males.

Da Arábia, foi levado para o Egito. Em 1554, já era uma bebida bastante conhecida na Europa, pois eles a cultivavam em suas colônias do Índico e do Pacífico (Ceilão, Java e Sumatra).

O tempo ia passando e cada vez mais o café ia ganhando o seu espaço no mercado internacional, sendo considerada uma bebida de luxo em países como a França, a Inglaterra e os Estados Unidos. Houve plantação de café em Madagascar, Índia e nas Filipinas. Após um período, chegou à América Central. As primeiras mudas chegaram à América do Sul vindas do Jardim Botânico de Amsterdã.

Pé de Café, Grão maduros

Elas foram cultivadas na Guiana Francesa e no Suriname. Com o aumento da produção e o consumo cada vez maior da população, o café deixou de ser uma bebida de luxo, pois o seu consumo se generalizou.

O Brasil é o maior produtor de café do mundo. Apesar de ser o maior produtor da bebida, é o segundo maior consumidor dela, onde, por ano, são consumidos 20 milhões de sacos de café, o que corresponde a 173 milhões de xícaras de café.

Grãos Torrados de Café

Tipos de bebidas feitas com o café

Existem certos tipos de bebidas que são oferecidas com café que toda loja deve ter. No Brasil, os tipos de bebidas feitas a partir do café são:

  • Espresso – que é uma bebida concentrada. Feita apenas com o pó do café e água;
  • Duplo ou Doppio – é a dose dupla do espresso servida na mesma xícara;
  • Machiato – é uma dose do café espresso, só que com uma camada de espuma vaporizada do leite, que fica no topo da xícara;
  • Cappuccino – de origem italiana, tem na sua cor a lembrança das vestimentas dos monges cappuccinos. Sua receita é de 1/3 de espresso, 1/3 de espuma vaporizada de leite e 1/3 de leite vaporizado.


Existem diversos tipos de grãos de café que são mais consumidos no mundo: o arábico e o robusto. Estes possuem características bem diferentes.

Compartilhe esse artigo: