Moedores de Café

Quais tipos de moedores de grão existem?

Para quem gosta de moer o próprio grão, fugindo do processo industrial, e garantindo uma moagem mais pura e concentrada, conhecer os principais tipos de moedores de grão existentes é muito importante.

Até porque, seja para moagem dos grãos de café, milho e dentre vários outros produtos, cada moedor vai oferecer uma funcionalidade diferente.

A maior diferença entre cada um deles podemos dizer que está principalmente na granulometria e espessura dos grãos, pois cada moedor oferece um resultado diferente, variando diretamente conforme o seu gosto.

Portanto, para que você possa tirar todas as suas dúvidas, e optar pelo equipamento correto, veja a seguir quais tipos de moedores de grão existem e as suas principais características.

Como funciona o moedor de grãos?

Antes de conhecer exatamente quais tipos de moedores de grão existem, é importante entender como funciona esse tipo de equipamento.

Primeiramente, possuindo um processo um pouco parecido com um liquidificador ou processador, o moedor é um equipamento elétrico que possui uma lâmina giratória de altíssima velocidade.

No entanto, diferente de um processador, por exemplo, o movimento e os tipos de lâmina são direcionados apenas para cortar os grãos em tamanhos menores.

Ou seja, ao invés de triturar, partículas menores e mais finas são geradas, dando aquele resultado na consistência de pó.

Não é à toa que devido a isso, quanto mais tempo o grão fica dentro do moedor, menor poderá ser a granulometria do seu grão, formando cada vez partículas menores.

Atualmente, o moedor de grão é muito usado no Brasil para inúmeras funções como a moagem de café, milho, soja, trigo, sorgo e muitos outros alimentos.

Lembrando também que o uso de lâminas está dentre os mais comuns, mas não sendo o único na atualidade.

Principais tipos de moedores de grão que existem

Veja a seguir os principais tipos de moedores de grão que existem na atualidade, principalmente no que se refere ao processo industrial:

Moinho de martelos

Atualmente sendo um dos tipos de moedores de grão mais presentes principalmente no processo industrial, o moinho de martelos pode ser um grande potencial para diminuir o tamanho dos grãos.

Nesse tipo de moinho, batedores em formato de martelo quebram os grãos através de impactos repetidos, forçando sua passagem pela peneira.

O moinho de martelo hoje pode ter diversas características diferentes, principalmente em relação a granulometria final desejada.

Lembrando que esse moinho é indicado para trituração de granulometria maior, não atingindo um resultado de pó, por exemplo.

Por fim, a única desvantagem desse tipo de moinho, é que a sua manutenção precisa ser feita com uma certa constância, principalmente para diminuir a distância entre a peneira e o martelo que vão surgindo.

Moinho de rolo

Sendo muito utilizado principalmente para moer milho, o moinho de rolo é muito indicado para processos extensos e de grande quantidade.

Dessa forma, não é à toa que ele é muito buscado na indústria, devido conseguir moer toneladas de grãos por hora, muito indicado principalmente para quem comercializa os grãos moídos como ração animal.

Na moagem, os rolos se comprimem em si em formato horizontal , destruindo o grão, deixando-o em uma granulometria menor.

No entanto, vale citar que esse tipo de moinho é para quem deseja uma moagem mais simples e robusta, não atingindo grãos muito finos.

Moinho de bolas

Dentre os tipos de moedores de grão que existem, principalmente com foco industrial, o moinho de bolas é um dos que consegue trazer a trituração mais finas.

Nesse processo, uma capa cilíndrica com bolas de aço gira em um eixo horizontal, onde a fricção do grão com as bolas no processo giratório, leva a moagem.

Devido a isso, a consistência da moagem fica com um pó bastante fino, sendo muito usado para produção do café comercial, por exemplo.

Moinho de pedra

Sendo um pouco menos conhecido em algumas regiões, o moinho de pedra hoje por mais seja bem menos procurado, ainda sim é possível encontrar ele, principalmente nas regiões de interior do país.

O seu funcionamento é simples, sendo ele movido a água, onde os seus dois discos de pedra presentes no seu interior fazem a rotação com o movimento da água, realizando a trituração do grão.

A trituração pode chegar a ficar com uma granulometria não muito pequena, sendo mais indicado para trituração do milho, por exemplo.

Além disso, e o que o torna muito pouco usado nas grandes indústrias, é o fato dele não conseguir moer grandes quantidades.

Moinho de agitação

Sendo muito usado na indústria, e ao mesmo tempo bastante eficiente, o moinho de agitação é bastante conhecido principalmente pela sua simplicidade no processo.

Aqui, os grãos se agitam a uma velocidade muito alta, isso fazendo com que eles venham a ficar com uma granulometria menor

Os moinhos deste tipo geralmente são de grande porte, muito usado em indústrias alimentícias, trazendo economia e eficiência.

Quais são os principais tipos de moedores de grão de café?

Atualmente, não podemos negar que um dos tipos de moedores de grão mais procurados principalmente pelas pessoas para realizar em casa, são os de café.

Até porque, ter a oportunidade de moer o próprio grão de café, possibilita que você consiga selecionar a granulometria ideal, sem contar nos diversos benefícios extras, como uma bebida mais saudável e um sabor mais concentrado.

E, assim como os moedores de grãos em geral, você pode encontrar alguns tipos de moedores de café durante as suas buscas.

Dessa forma, para entender melhor, veja a seguir quais são os principais tipos de moedores de grão de café nos dias atuais:

Moedores manuais

Por serem bem mais baratos do que os modelos elétricos, por exemplo, os moedores manuais de café podem ser bem eficientes.

Nesses tipos, geralmente há uma manivela que você realiza a rotação, onde essa rotação faz com que as lâminas internas girem e faça a moagem do grão.

Geralmente, os equipamentos são pequenos, o que não possibilita fazer grandes quantidades de uma só vez.

Além disso, em muitos casos esse processo pode se tornar demorado e cansativo, principalmente para quem quer um pó de café mais fino.

Moedores eletrônicos

Outra opção que vem se tornando bem procurada para quem deseja moer grãos de café, são os moedores eletrônicos.

Esses modelos, diferente dos manuais, conseguem realizar o processo com muito mais rapidez e eficiência, evitando inclusive desperdícios durante o processo.

Existem hoje 3 modalidades de moedores eletrônicos que você pode encontrar, sendo:

  • Pequeno porte: lâminas semelhantes a hélices de liquidificador, sendo de tamanho pequeno e destinado a um uso residencial ou até mesmo de escritório;
  • Médio porte: possuindo uma quantidade de lâminas maiores em tamanhos e quantidades, esses moedores oferecem uma moagem mais rápida e precisa. São muito indicados para pequenas empresas, estabelecimentos comerciais e outros que façam um uso mais frequente e precisam de quantidades maiores de moagem.
  • Grande porte: indicado para ambientes comerciais, como padarias, cafés e outros, os moedores de grande porte conseguem produzir uma grande quantidade de café diária, sendo totalmente reguláveis e eficientes.

Por fim, você deverá realizar a escolha do moedor elétrico de café de acordo com essas funções principais.

Qual o melhor moedor de grãos?

Atualmente, para você que está buscando por moedores de grãos, certamente pode surgir uma dúvida sobre qual a melhor opção.

Até porque, encontramos diversos modelos, com preços, funcionalidades e benefícios diferentes entre si.

No entanto, saiba que existem alguns modelos que se destacam em um uso pessoal ou comercial, sendo muito indicado para moer grãos de café, temperos e outros.

Os modelos mais bem avaliados e procurados hoje são:

  • Bialetti
  • Hario de Cerâmica
  • Hamilton Beach
  • Timemore – Chestnut C2 MAX
  • Black + Decker MG200
  • Cadence Di Grano

Lista completa dos melhores moedores de café

Quais os tipos de moagem?

Para obter os resultados esperados e mais desejados, não basta apenas conhecer os principais tipos de moedores de grão que existem, sendo importante ficar por dentro também dos tipos de moagem.

Até porque, cada moedor vai oferecer um tipo de moagem diferente, onde a sua escolha vai ser direcionada justamente a opção que melhor satisfaça seu desejo.

Os principais tipos de moagem são:

Pulverizada ou extra fina

Aqui temos o pó fino propriamente dito, chegando a um nível de refinação muito alto, esse presente em alguns moedores mais sofisticados.

Lembrando que não é comum os moedores comuns chegarem até esse nível extremo de moagem.

Fina

A moagem fina é aquela que chega na consistência mais comum e conhecida pelas pessoas, presente principalmente nos cafés tradicionais comercializados.

Nesse tipo de moagem, você consegue coar usando apenas um filtro de papel ou pano, sendo um pouco mais fino do que o sal, por exemplo.

Média fina

Se você deseja usar o grão em uma máquina profissional, como por exemplo, uma máquina de expresso, a média fina é uma das consistências ideais.

Isso porque, o grão não fica nem muito fino nem muito grosso, garantindo que a bebida, no caso do grão de café, consiga ter muito mais consistência e um sabor mais intenso.

Dependendo do moedor, o tempo para chegar a essa consistência varia entre 20 a 25 minutos.

Grossa

Ficando em partículas maiores, a moagem grossa fica semelhante a grãos de sal grosso, sendo muito comum em indústrias, principalmente para produção de ração animal.

O tempo para chegar a essa consistência demora cerca de 3 a 5 minutos, a depender do porte e potência do moinho.

Conclusão

Por fim, sabendo quais tipos de moedores de grão existem, e as principais características nesse processo de produção, consiga realizar o processo corretamente.

Fazer a própria moagem pode trazer inúmeros benefícios, desde que realizado de forma correta.

Renata B. Ferreira Santos

Sou jornalista, já fui colunista dos maiores jornais nacionais e hoje sou proprietária do site Torrado. Me dedico 100% a pesquisar e a trazer tudo o que é relevante sobre café. Transformei minha paixão em profissão, tem coisa melhor?!
Botão Voltar ao topo