Prensas Francesas

Origem da prensa francesa

Sendo indispensável para muitos de nós brasileiros, principalmente aqueles amantes de um cafezinho, a prensa francesa é um dos melhores e mais simples equipamentos para o preparo. No entanto, você tem noção da origem da prensa francesa? Como ela surgiu?

Como o próprio nome já indica, você deve notar que a prensa francesa realmente surgiu na França, porém, através de um processo bastante interessante.

Inclusive, foram necessários diversos anos até o seu surgimento para chegar no modelo que conhecemos hoje.

Por fim, confira agora tudo sobre a origem da prensa francesa e entenda como ela chegou ao estágio que conhecemos.

Fatos históricos por ordem cronológica

Para lhe ajudar a entender melhor tudo que levou até conhecermos exatamente o que a prensa francesa, separamos a seguir a origem e fatos históricos por ordem cronológica dos fatos:

1852 – Primeira prensa francesa

A primeira prensa francesa de Mayer e Delforge em 1852.

Um dos pontos mais importantes na origem da prensa francesa, inclusive pelo que se tem documentado, é o ano de 1852, onde dois inventores franceses (Mayer e Delforge) patentearam o equipamento.

Vale citar que não há registros oficiais, porém, existem rumores de que o modelo já existia a vários anos, inclusive em outros países como a Itália.

No entanto, pelo que sabemos, em 1852, registro oficial da primeira prensa francesa, o modelo possui um estilo bastante rudimentar, sendo um recipiente cilíndrico, uma haste e um filtro de metal conectado na ponta.

Dessa forma, quando empurrado a haste para baixo, o café pronto vinha para parte de cima já coado e pronto para consumo.

1929 – Prensa francesa é patenteada nos EUA

Só em 1929, que a primeira prensa francesa moderna e com um visual/funcionamento semelhante ao modelo que possuímos atualmente foi patenteada.

Patente de Ugo Paolini. O registro foi feito em abril de 1929 por Attilio Calimani e Giulio Moneta. Crédito da imagem: Google Patents.

O modelo foi patenteado pelo Italiano Attilio Calimani, que trouxe um visual diferente e atual, sendo um béquer cilíndrico estreito, geralmente produzido com os materiais de vidro ou plástico transparente, onde o êmbolo se encaixa no cilindro, possuindo um filtro fino de aço inoxidável ou nylon que faz a coagem da bebida.

Inclusive, muitos historiadores até colocam o Italiano como o inventor da prensa francesa oficial.

Por fim, devido a sua boa funcionalidade e o seu visual interessante, o modelo se manteve até os dias atuais bem semelhantes.

1965 – Popularização da prensa francesa

A prensa francesa só ganhou popularidade e começou a ser procurada pelas pessoas, depois da sua aparição no filme de Michael Caine, The Ipcress File.

Após o filme, o modelo começou a ser vendido na Europa pela empresa britânica Household Articles Ltd, se expandindo em seguida para os mercados americanos.

Por fim, anos após esse destaque nas vendas, o modelo começou inclusive a ser vendido no Brasil.

Curiosidades sobre a prensa francesa que você talvez não saiba

1. Café mais doce e aromático

O café que é feito na prensa francesa com filtro de aço inoxidável ou nylon, possui sabor mais encorpado e doce, principalmente comparado aos filtros de papel.

Até porque, o filtro de papel convencional retém óleo e gorduras presentes nos grãos, esses que afetam diretamente o sabor final da bebida.

2. O considerado inventor da prensa francesa é italiano?

Sim, por mais que a origem da prensa francesa tenha ocorrido na França em 1852, historicamente, um dos considerados inventores da prensa francesa é o italiano Attilio Calimani.

Ele foi o responsável por montar o design da prensa da forma que conhecemos nos dias atuais, que foi um verdadeiro sucesso no mercado.

3. Café muito rápido

Uma das curiosidades sobre a prensa francesa e que inclusive a torna bastante procurada é a sua produção de café muito rápida.

Até porque, você só precisa ferver a água, onde dependendo da quantidade, o processo pode ser realizado em apenas 2 minutos.

4. Mais econômica

Um dos grandes destaques e que inclusive levaram desde a origem da prensa francesa até a sua comercialização ser um item de grande destaque é a economia proporcionada.

Isso porque, você não precisa de energia elétrica, sendo um processo totalmente manual, rápido e eficiente.

Onde a prensa francesa tem mais uso?

Conhecendo a origem da prensa francesa, você tem uma ideia de mais ou menos ela é mais usada atualmente?

Hoje, por mais que o seu uso seja bastante intenso em países da américa, principalmente Estados Unidos, ainda sim, a prensa francesa é mais usada em países europeus, como França e Itália.

Conclusão

Por fim, você tinha noção sobre toda essa origem da prensa francesa? Esse acessório indispensável para muitos no dia a dia, passou por diversos processos até chegar no modelo que conhecemos hoje.

Pedro Gusmão

Sou barista e sou apaixonado pelo que faço. Nos meus momentos livres sou ciclista e sempre que posso, preparo aquele café especial para meus amigos. Sinta-se meu amigo, espero que consiga lhe oferecer tudo o que há de melhor sobre café.
Botão Voltar ao topo